(54) 3632-2833 (54) 99615-1415
(54) 3632-2833 (54) 99615-1415

acompanhe
Home Blog Limites para uso de redes sociais

Blog

Limites para uso de redes sociais

Vamos te fazer uma pergunta e queremos que responda de forma honesta: quantas vezes, ao longo do dia, você dá aquela olhadinha nas suas redes sociais? Quando chegam notificações, consegue resistir a não olhar naquele mesmo momento?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dependendo da resposta, é preciso ter cuidado, porque você pode ter desenvolvido o vício em redes sociais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O primeiro ponto para entendermos e estabelecer a linha entre hábito e vício. O limite entre eles pode ser bastante tênue. Por isso, detectar esse comportamento pode não ser tão simples.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O vício tem a característica de ser excessivo e de impossibilitar o distanciamento do próprio objeto ou comportamento viciante. Portanto, há alterações físicas, como o do sistema de recompensa do nosso cérebro. Quando deixamos de usar/consumir/ver, sentimos angústia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E mais, o vício em redes sociais tem aumentado consideravelmente. Há uma necessidade de estar permanentemente conectado e esse comportamento pode trazer danos emocionais e físicos, tais como transtornos de ansiedade, taquicardia, problemas posturais e até distúrbios alimentares.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Alguns comportamentos podem ser um sinal de alerta para esse tipo de vício:

  • Inquietude com a falta de uso: é um sinal claro de vício, porque o afastamento ou ausência causa sintomas de abstinência. Quando há a impossibilidade de se manter conectada, a pessoa experimenta irritação, irritabilidade e ansiedade. Esse é o primeiro e mais evidente sintoma.
  • Não consegue ignorar as notificações: se antes mesmo do celular tocar, a pessoa já confere e desvia sua atenção é um sinal de impulso que não tem controle. Também pode ser aquele comportamento de após uma postagem, a pessoa fica ansiosa para ver comentários, likes e visualizações de sua publicação.
  • Verificar as redes sociais é a primeira e última ação do dia: mesmo sem nenhuma necessidade real, começar e terminar o dia verificando as redes sociais é um sinal claro de que há uma dificuldade em manter o afastamento.
  • Atualizações constantes para ver as “novidades”: acesso contínuo às redes e atualizações para ver se há mensagens novas ou publicações recentes é mais um sinal de que não há uma relação saudável com as redes sociais.
  • Sensação de completa desatualização ao não acessar: a pessoa se sente “por fora” de tudo, algumas pessoas experimentam a sensação de estarem excluídos do mundo quando ficam impossibilitados de acessar as redes. O que gera frustração, ansiedade, raiva e nervosismo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Que fique claro: não estamos condenando o uso de redes sociais, mas sim, a dependência dela.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Enfim, esses são alguns comportamentos típicos de quem desenvolveu um vício pelas redes sociais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Caso tenha se identificado com algum deles, é importante buscar ajuda. Aqui na Vital, você conta com profissionais como psicólogo e psiquiatra que podem te ajudar a lidar com esse vício.

Recebas novidades

Cadastre seu e-mail para receber.
Loading