Vamos te fazer uma pergunta e queremos que responda de forma honesta: quantas vezes, ao longo do dia, você dá aquela olhadinha nas suas redes sociais? Quando chegam notificações, consegue resistir a não olhar naquele mesmo momento?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dependendo da resposta, é preciso ter cuidado, porque você pode ter desenvolvido o vício em redes sociais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O primeiro ponto para entendermos e estabelecer a linha entre hábito e vício. O limite entre eles pode ser bastante tênue. Por isso, detectar esse comportamento pode não ser tão simples.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O vício tem a característica de ser excessivo e de impossibilitar o distanciamento do próprio objeto ou comportamento viciante. Portanto, há alterações físicas, como o do sistema de recompensa do nosso cérebro. Quando deixamos de usar/consumir/ver, sentimos angústia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E mais, o vício em redes sociais tem aumentado consideravelmente. Há uma necessidade de estar permanentemente conectado e esse comportamento pode trazer danos emocionais e físicos, tais como transtornos de ansiedade, taquicardia, problemas posturais e até distúrbios alimentares.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alguns comportamentos podem ser um sinal de alerta para esse tipo de vício:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Que fique claro: não estamos condenando o uso de redes sociais, mas sim, a dependência dela.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enfim, esses são alguns comportamentos típicos de quem desenvolveu um vício pelas redes sociais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Caso tenha se identificado com algum deles, é importante buscar ajuda. Aqui na Vital, você conta com profissionais como psicólogo e psiquiatra que podem te ajudar a lidar com esse vício.