Doenças comuns na terceira idade
Conforme nosso corpo envelhece, algumas estruturas se tornam mais frágeis e acabam adoecendo.
Este é um processo natural e algumas doenças são mais recorrentes do que outras. Porém, com cuidados especiais e acompanhamento médico adequado é possível se antecipar e prevenir o desenvolvimento de alguns desses problemas.
Aqui, deixamos algumas das doenças que são mais comuns na terceira idade:
- AVC
O Acidente Vascular Cerebral é uma das doenças mais comuns em idosos, além de ser uma das maiores causas de falecimento e incapacidade física e mental. Pode ocorrer paralisia ou dormência da face, perna ou braço, geralmente, de um lado do corpo. O tratamento precoce pode ser feito com medicamentos anticoagulantes, que minimizam os danos cerebrais.
- Alzheimer
Trata-se de um tipo de demência, que causa uma deterioração progressiva, global e irreversível de algumas funções cognitivas. A memória é a mais afetada, porém, os sintomas incluem dificuldade de concentração, de articular pensamentos e de uso da linguagem. É comum que o problema surja após os 65 anos, porém, o diagnóstico precoce pode controlar o avanço da doença.
- Parkinson
É, também, uma doença degenerativa e progressiva, que afeta partes do cérebro. Ela altera, principalmente, os movimentos do corpo, provocando tremor, lentidão, desequilíbrio, falta de reflexos e até rigidez muscular involuntária. Embora não exista cura, o Parkinson pode ser controlado com medicamentos e acompanhamento fisioterápico.
- Diabetes
Relacionada, principalmente, a hábitos alimentares ruins ao longo da vida e ao histórico familiar, a doença não tem cura e pode levar ao desenvolvimento de outros problemas de saúde. É importante que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos assim que descoberta a doença, para controlar a sua evolução.
- Osteoporose
É um fato: perdemos densidade óssea com o tempo, por isso, a osteoporose é uma doença bastante comum em idosos. O melhor é quando se identifica a doença antes que ocorra alguma fratura, justamente para tentar prevenir.
- Hipertensão arterial
Assim como o diabetes, a hipertensão pode ser decorrente de um estilo de vida pouco saudável ou por questões hereditárias. A doença é muito comum e afeta 1 a cada 4 brasileiros. Vale lembrar que a hipertensão pode levar a doenças cardíacas, AVC e até problemas de visão.
- Infecções
Podem ser respiratórias, urinárias, dermatológicas, o fato é que o sistema imunológico perde força conforme envelhecemos, nos deixando mais suscetíveis ao contágio por vírus e bactérias.
- Transtornos mentais
Quadros de demência, ansiedade e depressão são prevalentes na terceira idade e merecem atenção redobrada. Ainda mais quando levamos em conta alguns hábitos dos idosos, como a reclusão, e a diminuição da independência causada por limitações físicas.
O ideal é que os cuidados com a saúde sejam uma constante ao longo da vida e não apenas quando alguma doença se instala em nosso organismo.
Aqui na Vital, mantemos um olhar multidisciplinar para a terceira idade, com profissionais das áreas de neurologia, geriatria, psicologia, psiquiatria, fisioterapia e outros, para que o acompanhamento de doenças e a prevenção delas seja completa.
Para saber mais, acesse o nosso site.