(54) 3632-2833 (54) 99615-1415
(54) 3632-2833 (54) 99615-1415

acompanhe
Home Blog Nem só medicação resolve

Blog

Nem só medicação resolve

A depressão é uma doença que afeta uma parcela considerável da população no mundo todo. Aqui no Brasil, temos o maior percentual de casos na América Latina.

 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar de falar muito sobre a depressão, ainda se tem um nível de adesão ao tratamento abaixo do que seria esperado.

 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A desinformação pode ser um dos principais causadores desse déficit de pacientes em tratamentos. Essa situação é decorrente do fato de que, por muitos anos, a depressão foi tratada como um tabu. O transtorno não era bem compreendido pelas pessoas e os pacientes com transtornos psicológicos eram tratados como “loucos”.

 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A depressão, especificamente, era tida como falta de vontade, preguiça, falta de religião (seja qual for) e até como ‘frescura”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os avanços na medicina já mudaram bastante essa realidade, mas ainda há muito para ser feito. Doenças psicológicas enfrentam diversos preconceitos que precisam ser desconstruídos. É preciso falar sobre depressão sem medo ou vergonha, assim como seus possíveis tratamentos.

Cada quadro depressivo precisa ser avaliado por um médico especialista, pois só assim será possível entender a gravidade e qual é o tratamento mais adequado.

Além disso, não existe um tempo pré-estabelecido para os tratamentos, sendo necessário avaliar a evolução do caso do paciente e ir ajustando o que for necessário.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em um primeiro momento, o tratamento será abordado em duas frentes:

 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Psicoterapia

Em casos de depressão leve, somente a psicoterapia pode ser um tratamento eficaz para a doença.

Isso não significa que não seja indicada em quadros de depressão mais grave. A psicoterapia é essencial para todos os tipos de pacientes depressivos, pois tem como objetivo trabalhar as causas emocionais que desencadearam o transtorno.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ao longo das sessões, o paciente será estimulado a refletir sobre a raiz de suas angústias e medos e exercitar o autoconhecimento de maneira profunda. A psicoterapia deve ser realizada por um profissional especializado, que irá avaliar qual é a melhor abordagem para as necessidades do paciente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O trabalho é de médio ou longo prazo, podendo durar meses ou anos. Além disso, é válido ressaltar que a psicoterapia não é indicada apenas para pessoas com depressão, afinal, todos nós temos conflitos e questões internas para trabalhar junto de um psicólogo.

 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Medicação

É indicado que o paciente com depressão consulte um psiquiatra, pois o especialista poderá indicar se há ou não necessidade de medicação para o tratamento da doença.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Remédios antidepressivos são indicados, principalmente, em casos de depressão moderada ou grave, mas cabe apenas ao psiquiatra tal avaliação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os medicamentos são muito importantes, porque têm como papel repor neurotransmissores cerebrais que faltam quando a pessoa está em depressão, entre eles podemos citar a serotonina e noradrenalina (melhoram o bem-estar e o humor).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como já citado anteriormente, o tempo de tratamento da depressão pode variar e isso impacta também no tempo que a pessoa irá precisar se medicar. Há casos de 6 meses a vários anos. O processo de cura é individual.

 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, o tratamento contra a depressão não é constituído apenas de medicação e psicoterapia. É preciso mais. Assim como em um tratamento para doenças físicas, tratar a depressão exige:

  • Abandonar hábitos nocivos, como fumar, excesso de bebidas alcoólicas etc.
  • Ter uma alimentação saudável, priorizando alimentos naturais e nutritivos. É hora de deixar os doces, frituras e alimentos industrializados de lado. E beba mais água.
  • Incluir na sua rotina exercícios físicos regulares. Uma dica extra é procurar fazer algo que seja da sua preferência, como yoga, dança ou o que mais gostar.
  • Não esqueça que dormir é essencial para que o seu cérebro se recupere e se mantenha saudável.
  • Além disso, tenha um hobby, saia com amigos, divirta-se e tenha um momento só seu, para descansar ou fazer algo que goste.

 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vale lembrar que quando o seu psiquiatra e psicoterapeuta trabalham juntos, a chance de sucesso do tratamento é ainda maior. Como acontece aqui na Vital, o Dr. Saraiva e nossa psicóloga Indiamara estão em constante comunicação para encontrar a melhor opção terapêutica para nossos pacientes.

Recebas novidades

Cadastre seu e-mail para receber.
Loading