(54) 3632-2833 (54) 99615-1415
(54) 3632-2833 (54) 99615-1415

acompanhe
Home Blog Entenda o que são os saltos de desenvolvimento dos bebês

Blog

Entenda o que são os saltos de desenvolvimento dos bebês

O processo de desenvolvimento dos bebês pode parecer um pouco confuso para alguns pais.

 

Afinal, nessa jornada, acontecem alguns saltos, que são acompanhados de choro, falta de sono, irritação e mais pode deixar até a mamãe ou papai mais preparado frustrado frente a uma criança que chora e se recusa a dormir, sem motivos.

 

Porém, os saltos de desenvolvimento são acompanhados de acontecimentos maravilhosos, como engatinhar, andar, falar e até ter preferências, em roupas, brinquedos e alimentos. Vale ressaltar que esses comportamentos indicam um desenvolvimento saudável dos pequenos.

 

Cada um dos saltos de desenvolvimento do bebê tem um tempo para surgir. Entre esses momentos, existem períodos mais intensos de crescimento, que marcam as etapas emocionais e cognitivas.

Cada salto é uma oportunidade para as crianças explorarem o mundo e suas novas habilidades.

  • Salto de mais ou menos 5 semanas: é o primeiro salto de desenvolvimento, em que os bebês começam a se familiarizar com o ambiente que estão inseridos de forma consciente. É marcado por uma sensibilidade maior do bebê por estímulos visuais e auditivos. Alguns comportamentos fazem parte dessa fase, como fixar olhar, sorrir e responder ao toque.

 

  • Salto de mais ou menos 8 semanas: é o estágio em que as crianças começam a desenvolver melhor sua coordenação motora fina. Pode haver alterações de humor no bebê. Isso ocorre porque é nessa fase que ocorrem as conexões emocionais, por isso, a frequência de mamadas pode aumentar.

 

  • Salto de mais ou menos 12 semanas: é o fim da exterogestação, quando os bebês já estão bem adaptados ao ambiente e a quem os cerca todos os dias. Aqui, surgem novas habilidades motoras e é uma fase bastante exploratória.

 

  • Salto de mais ou menos 6 meses: os bebês já engatinham e tentam se levantar, como há muito para descobrir e aprender, a criança pode ter mais dificuldade para dormir e pode haver mudanças bruscas de humor.

 

  • Salto de mais ou menos 9 meses: os bebês começam a entender palavras e expressões faciais, por isso, eles podem começar a balbuciar mais, imitar sons e até falar palavras. Mas, o mais importante é que já entendem o conceito de “causa e efeito”’ e querem testar as consequências de suas ações.

 

  • Salto de mais ou menos 12 meses: os bebês ficam mais independentes e começam a dar seus primeiros passos. E eles querem explorar o mundo todo a pé! Nessa fase, ficam mais carinhosos e conseguem demonstrar seus afetos.

 

  • Salto de mais ou menos 18 meses: aqui, os bebês começam a ter um maior desenvolvimento de suas preferências e um forte senso de vontade própria.

 

  • Salto de mais ou menos 2 anos: finalmente, o último salto! E um dos mais importantes, pois é quando os bebês descobrem como controlar suas ações. Por isso, é bastante comum que ocorra o início da fase de desobediência.

Como passar por tudo isso? Oras, aproveitando cada fase e contando com a ajuda de uma excelente pediatra, como a nossa Dra. Cris!

Recebas novidades

Cadastre seu e-mail para receber.
Loading