Quadros de transtornos mentais são considerados problemas sérios de saúde, pois tendem a evoluir negativamente quando não ocorre uma adesão adequada ao tratamento indicado.
Se você já foi diagnosticado com alguma doença psicológica, deve ter consciência de que o tratamento precisa ser feito com engajamento pleno e que a duração dele irá, provavelmente, percorrer um período de tempo significativo.
Apesar desses transtornos muitas vezes persistirem por toda a vida, seu diagnóstico não deve ser considerado necessariamente uma sentença. Isso porque é possível amenizar ou até mesmo chegar à remissão dos sintomas com os métodos do tratamento.
O mais importante é fazer o correto acompanhamento, porque, por mais que haja casos crônicos e resistentes ao tratamento dentro dos transtornos mentais, a maior parte dos pacientes consegue alguma recuperação com a ajuda do tratamento e, em muitos casos, a recuperação poderá ocorrer sem maiores prejuízos para outras esferas da vida.
Assim, o diagnóstico não pode ser entendido como uma sentença. O tratamento é fundamental para amenizar os sintomas e para que você viva de forma “normal”.
Além disso, é preciso trabalharmos em outra frente. Nos dias de hoje, vemos um fenômeno acontecer: ao mesmo tempo em que vemos as doenças mentais sendo banalizadas ou glamourizadas, elas são desprezadas, como “fraqueza”, “frescura”, “falta de motivação”, etc…
Ter um diagnóstico de qualquer tipo de doença psicológica não é uma sentença, você pode ter o problema e conviver com ele, assim como acontece com doenças físicas, como diabetes, hipertensão e tantas outras.